Veneno à mesa: os 10 alimentos mais contaminados por agrotóxicos

Hoje, 11 de janeiro, é o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. Longe de ser uma data a se comemorar, aproveitamos o ensejo para falar sobre uma lista, divulgada pela Anvisa, que contém os alimentos com maior nível de contaminação por agrotóxicos, muitos deles consumidos diariamente pela população brasileira.

Os agrotóxicos

Esses produtos químicos são usados de forma indiscriminada por muitos produtores e horticultores, para afastar pragas, estimular o crescimento e/ou deixar as hortaliças com melhor aparência, e são levados involuntariamente à mesa por milhares de famílias.

Os agrotóxicos podem causar vômitos, náuseas, tonturas, vertigens, dores de cabeça, cólicas abdominais, desorientação e dificuldade respiratória, além de irritabilidade, nervosismo, tremores e convulsões, inclusive câncer.

Os 10 alimentos mais contaminados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisou quase 2.500 amostras de 18 tipos de alimentos em seu Programa PARA (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos). Entre os critérios do levantamento, estavam a análise da presença de agrotóxicos não autorizados para o tipo de alimento, bem como acima dos níveis permitidos. Cerca de 1/3 dos vegetais que o brasileiro mais consome apresentaram resíduos acima dos níveis aceitáveis. Confira os 10 mais infectados:

 

Orgânicos são a melhor alternativa

Optar por alimentos orgânicos é a melhor alternativa para se fugir da contaminação e seus malefícios. Além de manterem a qualidade dos produtos, as técnicas utilizadas nesse processo de produção também respeitam o meio ambiente.

Instituto Pindorama - Todos os direitos reservados
Share This