Transformar seus hábitos de consumo pode trazer benefícios para você e para o planeta! Descubra os benefícios de se libertar do consumismo e dicas para começar fazer isto agora mesmo.
De onde vem o que consumimos?
É fato que como seres vivos precisamos consumir algum tipo de recurso para sobreviver. Mas há um grande diferencial entre consumir o que realmente precisamos e viver numa cultura consumista.
Eu preciso disso?
A cultura do consumismo é baseada na influência do desejo de querer ter cada vez mais. Isso é feito através de manipulações em massa através de marketing e propagandas que sugerem implicitamente que a felicidade está no consumo de um determinado produto.
E pode ser mesmo que um produto novo lhe traga alguma felicidade momentânea.
Mas será que todos os rastros deixados para trás até o produto chegar até você faz valer a pena essa felicidade que perdura só até a próxima propaganda?
Há, na verdade, algumas coisas que precisamos para manter nossas necessidades e saúde pessoal. E então, o consumo dessas coisas materiais devem ser essenciais para manter nossas reais necessidades.
O dia-a-dia numa sociedade voltada para o consumo é bombardeado de mensagens e pressões sociais que fazem muitos acreditarem que consumo é igual a bem-estar.
Então, se você deseja uma vida menos complexa, mais simples e mais harmônica com a natureza, comece a repensar seus hábitos de consumo. Uma dica importante para você começar é se fazendo a grande pergunta: Eu realmente preciso disso?
Benefícios de se libertar do consumismo:
1- Saúde: Mais saúde física e mental.
2- Economia: Desenvolvendo a capacidade de perceber o que é realmente necessário, você verá que grande parte de seu dinheiro está indo para bens que não melhoram realmente sua vida e sua sensação de bem-estar.
3- Sustentabilidade: O consumismo é uma cultura baseada no consumo-descarte e isso gera muito lixo, além de toda a cadeia de produção de extração de recursos para que o produto chegue até suas mãos.
4- Tempo: Você não perderá mais tempo trabalhando para comprar utilidades superficiais, e nem pensando em como encontrar mais dinheiro para comprar o novo modelo de smartphone que acaba de ser lançado, por exemplo.
5- Liberdade: esta é uma soma de todos os benefícios acima, além de não depender de industrias que tanto degradam o meio ambiente para que a do consumismo seja concluída.