16.7 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, 30 julho, 2021
spot_img

5 benefícios de se libertar do consumismo

Transformar seus hábitos de consumo pode trazer benefícios para você e para o planeta! Descubra os benefícios de se libertar do consumismo e dicas para começar fazer isto agora mesmo.

De onde vem o que consumimos?

É fato que como seres vivos precisamos consumir algum tipo de recurso para sobreviver. Mas há um grande diferencial entre consumir o que realmente precisamos e viver numa cultura consumista.

Eu preciso disso?

A cultura do consumismo é baseada na influência do desejo de querer ter cada vez mais. Isso é feito através de manipulações em massa através de marketing e propagandas que sugerem implicitamente que a felicidade está no consumo de um determinado produto.

E pode ser mesmo que um produto novo lhe traga alguma felicidade momentânea.

Mas será que todos os rastros deixados para trás até o produto chegar até você faz valer a pena essa felicidade que perdura só até a próxima propaganda?

Há, na verdade, algumas coisas que precisamos para manter nossas necessidades e saúde pessoal. E então, o consumo dessas coisas materiais devem ser essenciais para manter nossas reais necessidades.

O dia-a-dia numa sociedade voltada para o consumo é bombardeado de mensagens e pressões sociais que fazem muitos acreditarem que consumo é igual a bem-estar.

Então, se você deseja uma vida menos complexa, mais simples e mais harmônica com a natureza, comece a repensar seus hábitos de consumo. Uma dica importante para você começar é se fazendo a grande pergunta: Eu realmente preciso disso?

Benefícios de se libertar do consumismo:

1- Saúde: Mais saúde física e mental.

2- Economia: Desenvolvendo a capacidade de perceber o que é realmente necessário, você verá que grande parte de seu dinheiro está indo para bens que não melhoram realmente sua vida e sua sensação de bem-estar.

3- Sustentabilidade: O consumismo é uma cultura baseada no consumo-descarte e isso gera muito lixo, além de toda a cadeia de produção de extração de recursos para que o produto chegue até suas mãos.

4- Tempo: Você não perderá mais tempo trabalhando para comprar utilidades superficiais, e nem pensando em como encontrar mais dinheiro para comprar o novo modelo de smartphone que acaba de ser lançado, por exemplo.

5- Liberdade: esta é uma soma de todos os benefícios acima, além de não depender de industrias que tanto degradam o meio ambiente para que a do consumismo seja concluída.

Este artigo foi útil para você? Clique aqui e aproveite para se inscrever no Instituto Pindorama para receber em primeira mão nossas promoções, aulas gratuitas e novidades.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
102,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados