O mundo sofreu um elevado grau de industrialização desde o início da
Revolução Industrial. Isso faz com que seja necessário estar mais atento à origem das coisas, e ao funcionamento dos sistemas que criamos para suprir nossas necessidades.
Ao observarmos o sistema linear de extração de matéria-prima, processamento e descarte podemos perceber uma enorme quantidade de produtos químicos usados em artigos de nosso uso cotidiano.
Descubra nesse post algumas dicas de Como se livrar de Contaminações Diárias.
A contaminação na Era Industrial
Brinquedos e outros itens de plástico que parecem inofensivos, podem estar contaminados com bisfenol-A (matéria prima para a produção de plásticos) que produz uma série de efeitos graves na saúde.
Além desta, muitas outras toxinas estão presentes em nosso dia-a-dia, e em nossa casa, que são provenientes de polímeros e pigmentos industriais, como: materiais de construção, vernizes, tintas, metais pesados que ao serem inalados ou ingeridos, provocam problemas de saúde.
Outro setor muito poluente para a saúde são os cosméticos, produtos de higiene e limpeza. Esses produtos contém matéria prima que podem ser nocivos á saúde, causando alergias, dores de cabeça, bioacumulação de metais pesados, etc.

O processo de industrialização modificou tanto os hábitos humanos, que não nos damos conta de que podemos estar contaminando diariamente nosso corpo, as águas, o solo, o ar e os alimentos.
Ter acesso a alimentos não transgênicos e livres de agroquímicos atualmente se tornou uma dádiva restrita a apenas duas parcelas da população mundial: as comunidades isoladas, que ainda mantêm suas tradições ancestrais de cultivo, e os consumidores de classe alta e média, que podem pagar e ter acesso a estes alimentos.
Independentemente de seu status social, você provavelmente vive
hoje em uma residência tóxica, se alimenta de alimentos cultivados com uso de agrotóxicos, e bebe água tratada com cloro e flúor.
Mesmo com os muitos avanços tecnológicos muito pouca atenção ainda é dada para a contaminação diária em que sofremos.
Para que este sistema — que atualmente domina nossa cultura — é urgente e imperativo que a educação esteja aliada a uma metodologia de gerenciamento de saúde, energia e de recursos.
É aí que entra a Permacultura.

Qualquer que seja o seu objetivo — construir ou tornar sua casa sustentável, gerar economia e obter rendimentos para sua organização, transformar seu estilo de vida, se reeducar para uma vida mais ecológica possível — a permacultura pode te ajudar nisso! Pois, uma série de princípios podem lhe auxiliar a obter todos esses benefícios acompanhados de uma real transformação em sua qualidade de vida.
Dicas para você se livrar de Contaminações Diárias
1- Substitua produtos de higiene e de limpeza do corpo e da casa por produtos naturais biodegradáveis.
2- Descubra a origem de seus alimentos e procure ingerir alimentos de qualidade, orgânicos e agroecológicos. Evite os enlatados, processados, alimentos transgênicos e cultivados com uso de agrotóxicos.
3- Se vai construir ou reformar sua casa, opte por materiais naturais e de baixo impacto ambiental.
4- Evite ao máximo o consumo de artigos que liberam BPA, metais pesados e químicos.
5- Busque se informar e se educar sobre a contaminação industrial para que você faça a transição para uma vida mais saudável e livre de contaminações.