17.5 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, 28 julho, 2021
spot_img

Os negacionistas da crise ambiental

Você já ouviu falar dos negacionistas da crise ambiental?

O termo negacionismo climático e ambiental refere-se ao pensamento de indivíduos que negam a realidade do aquecimento global e da crise ambiental.

Existem alguns motivos que fazem com que essas pessoas se recusem a acreditar nas mudanças climáticas, mas isso se baseia em opiniões não fundamentadas, ideologias políticas e principalmente em interesses econômicos.

Outras pessoas, não acreditam na crise climática por serem totalmente leigas em assuntos relacionado à ecologia e a simbiose de sistemas vivos.

O negacionismo climático é um grande problema. Pois, essas pessoas recusam-se a acreditar em informações de observações científicas e evidências reais ao redor de todo globo.

Os seres humanos têm culpa da crise climática?

Você já deve ter ouvido por aí que o aquecimento global ou as mudanças climáticas são um acontecimento natural. Mas, diversos estudos mostram que a ação humana principalmente pós revolução industrial afetou diretamente esse cenário de crise climática.

O grande problema da crise climática, é o estilo de vida do homem moderno. Primeiramente, pelos laços que nos unem com a natureza estarem cada vez mais estreitos. E depois, pela grande influência do mercado capital em nos distanciar dessa realidade natural.

A “comodidade” da vida pós revolução industrial fez com que as pessoas se desvinculassem da natureza e seus conhecimentos.

Diferentes de povos tradicionais que vivem da terra e entendem perfeitamente a Terra como um organismo vivo, o homem moderno usa a natureza de uma maneira não inteligente.

Escassez de recursos

A escassez de recursos é um grande problema que logo mais a humanidade começará a enfrentar em grande escala. Pois, em pequena escala já acontece em diversos locais do globo.

Algumas pessoas acreditam que em algum momento uma invenção tecnológica resolverá a situação. Porém, acreditar nisso é uma lastimável ignorância. Essas invenções não irão recuperar os danos causados de perda de biodiversidade, extinção em massa de animais, insetos e sementes.

É importante entender que o desequilíbrio climático afeta todo o sistema natural que somos parte. Causando elevação do nível do mar, modificação do padrão de ventos e chuvas, extinção de muitas espécies. Isso agrava a intensidade dos desastres naturais, alterando ecossistemas inteiros, afetando inclusive espécies alimentícias.

É preciso agir – não seja um negacionista da crise ambiental

Faça uma análise por você mesmo: Como está o clima de sua cidade atualmente? Percebe se há alguma diferença agora com os anos anteriores? Você sabe se as nascentes de água continuam férteis e abundantes? Ou estão comprometidas pela monocultura?

Como está a área rural do local onde você vive? É afetado por secas extremas ou excesso de chuvas? E o preço dos alimentos, está aumentando?

Algumas pessoas sustentam o seguinte discurso: Mesmo se houverem mudanças, o ambiente e os seres humanos vão se adaptar. Ok, mas você está pronto para se adaptar? Está pronto para viver em uma era de declínio energético? Quais são seus planos de sobrevivência para os próximos anos?

Este, é um assunto previsto inclusive na Permacultura. Por isso a Permacultura tem uma abordagem sistemática de design para a abundância energética e regeneração.

Assista o vídeo abaixo e descubra como a Permacultura pode auxiliar em momentos de colapso:

Seja inteligente. Pesquise. Não acredite nos negacionistas da crise ambiental. A crise climática é real. E quanto mais pessoas envolvidas na solução, mais rápido conseguiremos chegar em um nível de equilíbrio climático e bem-estar coletivo.

Conheça os cursos do Instituto Pindorama e seja um agente de transformação. Clique aqui.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
102,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados