23.2 C
Rio de Janeiro
domingo, 18 abril, 2021
spot_img

Vida Sustentável: 5 conselhos para começar sua transição agora

Se você está aqui, certamente é porque despertou para a necessidade de fazer a transição para uma vida mais sustentável e ecológica. Parabéns! Separamos pra você 5 conselhos para começar sua transição agora mesmo!

Diante do contexto atual, e devido aos acontecimentos de colapso no sistema em que vivemos, um novo estilo de vida vem sendo requerido. Por isso, muitas pessoas já estão fazendo a transição, escolhendo uma vida com mais contato com a natureza.

Gostaríamos de ressaltar, que a transição para uma vida mais sustentável não é uma oportunidade para poucos. Pois, a Permacultura tem sua base em criar oportunidades mesmo diante de crises.

De qualquer lugar e em qualquer momento é possível escolher uma vida mais saudável, com tempo junto a natureza, equilíbrio e harmonia.

Então, fique atento aos 5 conselhos para começar sua transição agora:

1 – Pesquise

Em que contexto você está inserido? Muitas pessoas estão nas cidades despertando para a transição para uma vida mais sustentável. Algumas gostam de estar na cidade, outras preferem começar a nova vida num contexto rural. Das duas perspectivas é possível fazer a transição, mas para isso, é necessário pesquisa para se ter um panorama amplo do lugar em que se está inserido, pois é fundamental gerar estratégias de sobrevivência e estilo de vida neste local. Descubra o perfil do lugar, a cultura, serviços, coletivos que atuam, necessidades tanto suas quanto da comunidade. Por exemplo, se você está uma cidade em que as pessoas não têm acesso a alimentos orgânicos, você pode investir num empreendimento de alimentos ogânicos.

2 – Banco de Dados

Escreva seus estudos, e todas as informações úteis incluindo pdf’s de livros sobre temas relacionados, como: agroecologia, bioconstrução, gestão de recursos naturais e renováveis, permacultura. Lembre-se de salvar essas informações na nuvem, se possível.

3 – Desenvolva habilidades

Capacite-se. Desenvolva técnicas que geralmente as pessoas da cidade não tem. Aprenda trabalhos manuais, faça cursos online. Se você já é especializado em um trabalho que você ame, pesquise e descubra maneiras de tornar ele num empreendimento sustentável.


4- Transforme hábitos

Alguns hábitos geram desafios de adaptação. Por exemplo, hábitos alimentares. Descobrir novos hábitos é muito importante. Principalmente para se livrar de uma alimentação industrial tão amplamente incentivada nas cidades.


5- Estabeleça vínculos com a natureza

Essa conexão é muito importante. Comece a se conectar com a natureza, fazendo caminhadas em ambientes com mais verde, ou, comece a cuidar de uma planta. Você pode plantar mesmo em vasos seu próprio alimento como folhas verdes. Crie relações de contato com a natureza e perceba suas sensações ao mexer na terra.

Aprenda Permacultura e dê o primeiro passo na direção da transição para uma vida sustentável. Clique aqui e saiba mais.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Related Articles

Siga o Instituto Pindorama

323,771FãsCurtir
154,000SeguidoresSeguir
86,200InscritosInscrever
spot_img

Relacionados