Você sabia que a agricultura orgânica pode ser usada para alimentar de maneira eficiente toda a população mundial?

Foto: Reprodução

Você sabia que a agricultura orgânica pode ser usada para alimentar de maneira eficiente toda a população mundial?
Isso é o que mostra um estudo feito pela Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos.
De acordo com o estudo, com este tipo de produção, ao mesmo tempo em que os produtores têm rendimentos suficientes trabalhadores rurais e as condições ambientais também são beneficiados.

Coordenado pelo professor de Ciência do Solo e Agroecologia, John Regalnold, em conjunto com o doutorando Jonathan Wather, o relatório “Agricultura Orgânica para o Século 21” contou com análises detalhadas de outras centenas de pesquisas acadêmicas sobre o tema com a proposta de examinar a eficiência da agricultura ecológica baseada nos pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Segundo os especialistas, a solução para a agricultura seria combinar os métodos orgânicos com as tecnologias modernas que hoje são usadas nas plantações tradicionais. Alguns dos pontos com mais ênfase são: rotação de culturas, gestão natural de pragas, diversificação agrícola e pecuária, melhoras na condição do solo a partir de uso de compostagem, adubação verde e animais.

Os autores do estudo asseguram que a agricultura orgânica pode sim satisfazer totalmente as necessidades alimentares mundials, independentemente das alterações climáticas.
Para justificar essa garantia, eles afirmam que as fazendas orgânicas têm potencial para a produção de altos rendimentos por consequência da maior capacidade de reter água nos solos cultivados sem agrotóxicos.

Entretanto, ao falar de termos econômicos, o estudo é categórico ao dizer que, apesar de rentável, o cultivo orgânico apresenta lucros menores em comparação com os cultivos tradicionais.
A explicação para isso tem a ver com os pesticidas: eles barateiam uma parte significativa da produção. Em compensação, com a agricultura orgânica, o ganho ambiental, social e na própria saúde da população é gigante. É fato que os sistemas agrícolas orgânicos asseguram maior benefício social, o que resulta em um planeta mais saudável.

maio 28, 2019
Instituto Pindorama - Todos os direitos reservados
Share This