16.4 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, 29 julho, 2021
spot_img

Você sabe o que é Agricultura Regenerativa?

Muito se fala sobre a crise climática e as diversas catástrofes a nível global que esta já está causando. Porém, pouco se fala sobre as soluções. Um dos segredos mais bem guardados hoje, é que existe solução para a crise climática, para a pobreza e fome e para os problemas de saúde pública. E a solução, está basicamente em transformar a maneira em que manejamos a terra.

Saiba mais sobre agricultura regenerativa

Agricultura regenerativa é um termo que descreve práticas de agricultura e uso da terra que tem incrível potencial para sequestrar naturalmente uma massa crítica de CO2.

Entre tantos benefícios, esse tipo de agricultura pode reverter as mudanças climáticas, reconstruir a matéria orgânica e o potencial do solo, restaurar a biodiversidade e melhorar o ciclo das águas, e ainda alimentar o mundo e sua crescente população de maneira digna e ”nutricionalmente” justa.

Por que devemos lutar pela agricultura regenerativa?

A perda de contato da civilização com a natureza juntamente com a perda biodiversidade, das sementes e de conhecimentos indígenas, representam uma ameaça mortal.

De acordo com cientistas, em menos de 50 anos iremos enfrentar crises gravíssimas causadas pela destruição do solo. Com enormes danos à saúde, poderemos sofrer falta nutricional devido à perda de minerais importantes do solo. Ou seja, o modelo de cultivo atual em monocultura causa desertificação, poluição química e perda significativa de solo fértil, que acarreta inúmeros danos á nossa saúde.

Portanto, devemos agora lutar pelo uso regenerativo da terra. E isso começa mais próximo do que imaginamos: em nosso prato do dia-a-dia!

Como funciona?

A agricultura regenerativa é uma prática holística de gestão da terra que aproveita o poder das plantas para construir ainda mais solo através de método de plantio biodiversos que imitam a natureza. Isso aumenta a biodiversidade, aproveita o poder da fotossíntese, cria sistemas biodiversos, e ainda aumenta a capacidade de retenção de água. A agricultura regenerativa promove o oposto da prática de monocultra.

Descubra 10 Benefícios da agricultura regenerativa:

1- Alimentar o mundo

2 – Reduzir emissões de gases de efeito estufa

3- Reverter mudança climática

4- Melhorar produtividade

5- Fortalecer economias locais

6- Criar condições resistentes á secas

7- Preservar conhecimentos tradicionais de manejo da Terra

8- Restaurar áreas em processo de desertificação

9- Cultivar Biodiversidade

10- Melhorar a nutrição

Benefícios não faltam para que lutemos por modelos de agricultura regenerativa não é mesmo? Agora que você já sabe que é possível reverter o abismo que as corporações da monocultura levaram a humanidade, compartilhe esse post com seus amigos para que eles descubram que há saída para crise climática.

Seja um agente de transformação. Conheça os cursos do Instituto Pindorama referência em educação ecológica no Brasil.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
215,000SeguidoresSeguir
102,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados