Muito se fala sobre a crise climática e as diversas catástrofes a nível global que esta já está causando. Porém, pouco se fala sobre as soluções. Um dos segredos mais bem guardados hoje, é que existe solução para a crise climática, para a pobreza e fome e para os problemas de saúde pública. E a solução, está basicamente em transformar a maneira em que manejamos a terra.
Saiba mais sobre agricultura regenerativa
Agricultura regenerativa é um termo que descreve práticas de agricultura e uso da terra que tem incrível potencial para sequestrar naturalmente uma massa crítica de CO2.
Entre tantos benefícios, esse tipo de agricultura pode reverter as mudanças climáticas, reconstruir a matéria orgânica e o potencial do solo, restaurar a biodiversidade e melhorar o ciclo das águas, e ainda alimentar o mundo e sua crescente população de maneira digna e ”nutricionalmente” justa.
Por que devemos lutar pela agricultura regenerativa?
A perda de contato da civilização com a natureza juntamente com a perda biodiversidade, das sementes e de conhecimentos indígenas, representam uma ameaça mortal.
De acordo com cientistas, em menos de 50 anos iremos enfrentar crises gravíssimas causadas pela destruição do solo. Com enormes danos à saúde, poderemos sofrer falta nutricional devido à perda de minerais importantes do solo. Ou seja, o modelo de cultivo atual em monocultura causa desertificação, poluição química e perda significativa de solo fértil, que acarreta inúmeros danos á nossa saúde.
Portanto, devemos agora lutar pelo uso regenerativo da terra. E isso começa mais próximo do que imaginamos: em nosso prato do dia-a-dia!
Como funciona?
A agricultura regenerativa é uma prática holística de gestão da terra que aproveita o poder das plantas para construir ainda mais solo através de método de plantio biodiversos que imitam a natureza. Isso aumenta a biodiversidade, aproveita o poder da fotossíntese, cria sistemas biodiversos, e ainda aumenta a capacidade de retenção de água. A agricultura regenerativa promove o oposto da prática de monocultra.
Descubra 10 Benefícios da agricultura regenerativa:
1- Alimentar o mundo
2 – Reduzir emissões de gases de efeito estufa
3- Reverter mudança climática
4- Melhorar produtividade
5- Fortalecer economias locais
6- Criar condições resistentes á secas
7- Preservar conhecimentos tradicionais de manejo da Terra
8- Restaurar áreas em processo de desertificação
9- Cultivar Biodiversidade
10- Melhorar a nutrição
Benefícios não faltam para que lutemos por modelos de agricultura regenerativa não é mesmo? Agora que você já sabe que é possível reverter o abismo que as corporações da monocultura levaram a humanidade, compartilhe esse post com seus amigos para que eles descubram que há saída para crise climática.