O tijolo que solo-cimento como conhecemos hoje, é resultado de um processo evolutivo que deriva de técnicas construtivas de milhares de anos.
Já sabemos que construir com materiais ecológicos é uma necessidade urgente, certo? Se você ainda não descobriu motivos para optar por materiais ecológicos, leia aqui o post que preparamos para você.
O que é tijolo de solo-cimento?

Os tijolos de solo-cimento são produzidos a partir de uma mistura de 9 partes de solo com 1 parte de cimento. Dependendo do tipo de solo disponível, pode-se adotar proporções diferentes.
Como fabricar tijolos de solo-cimento?
Você pode fabricar os tijolos no canteiro de obras. A mistura deve ser feita com equipamento adequado, e, triturada com o emprego de um triturador de solo ou picadeira, para maior agregação das partículas de cimento.
Então, para dar forma aos tijolos utiliza-se uma prensa. No mercado, existem desde prensas manuais até hidráulicas.
Os tijolos devem curar por dez dias. Esta cura requer uma boa quantidade de água,
o que deve ser levado em conta ao se cogitar usar esta técnica construtiva.
Técnica construtiva

Outro ponto que deve ser considerado é que se trata de uma técnica que requer o uso de vergalhões (dentro de canaletas) a cada 1 m na vertical, para travar as paredes, e a cada 1 m na horizontal, para amarração e vigamento estrutural — o que dispensa o uso de taipas ou formas de madeira.
Acabamento
O acabamento final deve ser feito com uma resina ecológica ou uma fina camada de emboço, uma vez que o tijolo exposto sem nenhum tratamento tende a salitrar ao reagir com a umidade do ar.
No tijolo ecológico também pode ser usado acabamento de reboco de barro.
O tijolo ecológico é uma excelente alternativa para quem deseja construir de forma mais ecológica e sustentável.