Não precisa estudar muito a fundo para se ter uma ideia de que comer alimentos livres de venenos é bem melhor para sua saúde, não é mesmo?
Mas para além de nossa saúde, se alimentar de orgânicos e agroecológicos faz bem para o planeta! Porém, há uma pequena diferença no meio de produção desses dois. Continue lendo e descubra qual a diferença entre produção orgânica e agroecológica.
A cada dia que passa, os consumidores estão ficando mais atentos na hora de comprar seus alimentos. Com isso, cresce a busca por produtos alternativos à produção convencional com uso de agrotóxicos, e a produção orgânica e agroecológica vem ganhando força.
Descubra como encontrar alimentos livres de agrotóxicos clicando aqui
Qual a diferença entre produção orgânica e agroecológica?
Eu diria que a produção agroecológica é um aprofundamento ideológico e prático da agricultura orgânica.
Enquanto a agricultura orgânica se preocupa apenas com a não utilização de agrotóxicos, utilizando apenas herbicidas orgânicos, a produção agroecológica se preocupa com a sustentabilidade do modelo de produção como um todo.
Mesmo na agricultura orgânica ainda se pode ter plantação de monocultura do mesmo produto o ano inteiro. O que mesmo sem contaminar o solo, o lençol freático e as pessoas, continua comprometendo a biodiversidade.
A agricultura agroecológica foi mais fundo nos porquês dos modos de produção e no impacto que nós seres humanos causamos no planeta com a nossa existência, se preocupando sempre além de não causar um impacto negativo, causar um impacto positivo, gerando através da interação humana com a natureza, cada vez mais recurso e energia.
Se alimentar de orgânicos é muito bom. Mas, se alimentar de alimentos agroecológicos é revolucionário!