Você sabe o que é Alimentação Consciente? A resposta que parece óbvia é: ter consciência sobre a sua alimentação. Mas quais os pontos isso inclui?
Vamos listar esses pontos e “permaculturar a alimentação” para te explicar o que é alimentação consciente.
Falar de alimentação consciente é falar, primeiramente, sobre saúde.

A importância da Alimentação Consciente
O alimento é a fonte de energia do nosso corpo. Assim como a gasolina ou o álcool fazem o automóvel andar, é o alimento que ingerimos que mantém nosso corpo em funcionamento.
Se colocarmos um combustível adulterado no automóvel ele começa a engasgar, para de andar e pode até estragar algumas peças. Da mesma forma acontece com o nosso corpo.
Temos que garantir que o alimento que estamos ingerindo é nutritivo para nós, e não degenerativo.
O guia brasileiro de alimentação, que é referência internacional, indica que o consumo de produtos ultraprocessados seja evitado ao máximo, priorizando o uso, na maior parte do tempo, de produtos in natura ou minimamente processados.
Entenda o que é Alimentação Consciente
Se alimentar de forma consciente é entender a necessidade de nutrientes de cada corpo e o modo de disponibilizar esses nutrientes. Para isso, é necessário se atentar ao valor nutricional dos alimentos.
E, também entender que o que é bom para nós não necessariamente é bom para o outro — e vice-versa — e, assim, buscar nos alimentar da forma que mais se adequa ao nosso organismo.
Precisamos passar a enxergar os alimentos com outros olhos, com olhos de que o alimento é o nosso plano de saúde e o nosso remédio; que se nos alimentarmos da forma correta não adoecemos, e caso isso aconteça, que consigamos fazer o uso medicinal dos alimentos, reconhecendo as propriedades de cada ingrediente.
Portanto, é importante integrar que nós somos o que comemos e que a quantidade mata a qualidade, por isso, devemos evitar os excessos.
Para além da saúde, ao falar sobre alimentação consciente devemos também discutir questões éticas e morais que alimentam a nossa alma.
Questione-se
Qual é a origem do seu alimento?
Ele vem da terra ou de um animal?
De uma grande indústria ou de pequenos produtores?
Tem agrotóxico ou é orgânico e agroecológico?
Reflita sobre quem você está apoiando e financiando ao comprar determinado produto.
Qual a relação entre a quantidade de alimento que é jogado fora e a quantidade de pessoas que estão passando fome no mundo?

Se alimentar de forma consciente é entender de onde vem o seu alimento.
Dicas para você se alimentar de forma mais consciente
É de pouco em pouco, de passo em passo e de hábito em hábito que “permaculturamos a alimentação” e passamos a cuidar das pessoas, cuidar da terra e partilhar o excedente de forma justa. Abaixo uma lista de alguns hábitos que podemos transformar para curar o nosso corpo e todo o sistema de produção e consumo:
- Comprar de produtores locais e feiras livres em vez de supermercados;
- Consumir produtos orgânicos que diminuem o impacto do uso de insumos tóxicos;
- Consumir produtos agroecológicos, que além de serem alternativas às monoculturas, realizam impacto positivo na preservação dos recursos naturais;
- Consumir Panc’s (Plantas alimentícias não convencionais), que nascem em “qualquer lugar” e podem ser colhidas na hora do uso, apoiando a biodiversidade;
- Fazer uso integral dos alimentos, utilizando sementes, cascas e talos, evitando os desperdícios, comendo de forma saudável e economizando recursos;
- Fazer compostagem com as sobras de alimentos, diminuindo a quantidade de lixo nos aterros sanitários e produzindo húmus que serve de insumo para plantar em casa ou nas proximidades e hortas comunitárias dentro das cidades;
- Utilizar cascas de alguns alimentos para a produção de produtos de limpeza, que além de diminuir o desperdício de alimentos, diminui a quantidade de produtos químicos, economizando e promovendo o uso sustentável deles.