23.2 C
Rio de Janeiro
domingo, 18 abril, 2021
spot_img

Os 3 maiores erros de quem decide empreender no campo e como evitá-los

1- Investir em apenas um modelo de negócio

Muitas pessoas vão para um sítio com a visão ultrapassada, acreditando que não é necessário ter mais de um modelo de negócio. Estamos no século XXI, portanto, modelos de negócios antigos não fazem mais sentido pois seguem modelos antigos de se envolver com aquele espaço.

Já sabemos que a busca por uma vida mais sustentável é uma tendência que só cresce. Por exemplo, um dos modelos de negócios que mais vimos crescer durante a pandemia foram as plantações e venda de alimentos orgânicos.

As pessoas estão cada vez mais priorizando saúde, e buscando por maneiras mais saudáveis de se viver.

Portanto, o plantio de orgânicos é um novo modelo de negócio, que difere dos antigos por não usar venenos na produção. Diferente de modelos ultrapassados, que usam grandes quantidades de veneno e dependem cada vez mais de sistemas externos.

2- Desperdiçar potencial do Sítio

Tendo uma visão ultrapassada, baseada em modelos antigos de investir, muitas pessoas desperdiçam o potencial do sítio. Por exemplo, em seu sítio você já pode ter diversas frutas, mas se você não identifica o potencial dessas frutas, um grande recurso acaba sendo desperdiçado.

No Instituto Pindorama já trabalhamos muito com o beneficiamento de alimentos, chegando faturar 100 reais a cada kg de mandioca. Fazíamos isso através do beneficiamento da mandioca, ou seja, transformando esse alimento num alimento “gourmet”. Outro exemplo é se você produz muitas bananas, pode beneficiar fazendo banana passas. Esses e outros modelos de negócios fazem parte de nosso workshop Gestão de Empreendimentos Sustentáveis.

3- Pressa

Você já deve ter lido aqui os Princípios de Design da Permacultura. Então você deve se lembrar que um deles é Observe e Interaja, e um outro é Obtenha Soluções Pequenas e Lentas. Esses princípios, nos ajudam muito a ter uma visão mais ampla de nosso negócio e os caminhos possíveis de serem tomados, para que prejuízos e erros sejam evitados.

Descubra como evitá-los

Acreditamos que a melhor maneira de evitar esses erros, é se capacitando e buscando novas alternativas. Quando você entende os benefícios da Permacultura, você consegue colocar “a roda” para girar a seu favor. Na Permacultura trabalhamos a favor da natureza, portanto, dessa maneira a natureza também fica a nosso favor.

Então, estude, busque novas informações, participe de eventos, vivências e principalmente fique atento as oportunidades.

Uma das grandes oportunidades que lançamos para você no último ano, foi a opção do Ensino Online. Dessa maneira, você pode se capacitar de qualquer lugar do Brasil, ou, assim como nossos alunos de outros países como Portugal, se capacitar de qualquer lugar do mundo.

Somos os únicos a oferecer a visão da Permacultura ligada à empreendimentos, pois, entendemos a grande necessidade de quem tem um sítio de gerar receitas para conseguir prosperar.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Related Articles

Siga o Instituto Pindorama

323,771FãsCurtir
154,000SeguidoresSeguir
86,300InscritosInscrever
spot_img

Relacionados