23.2 C
Rio de Janeiro
domingo, 18 abril, 2021
spot_img

Que futuro você projeta para você e sua família?

O que você imagina quando pensa no futuro? Que futuro você projeta para você e sua família? Já parou para refletir qual rastro deixaremos para as próximas gerações?

Dentro do seu estilo de vida, está escondido o seu futuro e o de toda humanidade. Saiba mais.

Um dos cenários em que estamos acostumados a imaginar quando pensamos no futuro, são as cidades futurísticas com arranha céus e carros voadores.

Então, não podemos esquecer que para a construção desse cenário futurístico é necessário o uso de recursos não renováveis e a degradação ambiental para extrair esses recursos.

No entanto, essas imagens que o cinema e os filmes de ficção trazem, pertencem ao imaginário ultrapassado do século XX, quando a sociedade industrial sustentava a concepção de crescimento infinito.

Porém, atualmente é necessário uma mudança de paradigmas. Já sabemos que essa concepção de crescimento infinito traz consigo enormes prejuízos sem precedentes.

Teorias do futuro de David Holmgren

David Holmgren, um dos criadores da Permacultura teorizou acerca dos futuros possíveis para a humanidade. Em seu modelo, ele propôs 4 tipos de futuros possíveis:

1- Planeta saudável, sociedade saudável: futuro onde a sociedade tenha conseguido resolver problemas de distribuição de alimentos, habitação e mobilidade sem degradar planeta. Ou seja, um futuro onde o impacto de cada ação individual e coletiva é em prol da sustentabilidade.

2- Ditadura ambientalista: planeta saudável, mas sociedade doente. Imagina-se uma linha de governo ou cultura implantada em que a liberdade das pessoas giram em torno de ações necessárias para salvar a humanidade do caos climático.

3- Planeta doente, sociedade doente: visão de colapso total, poluição, doenças, contaminação, envenenamento.

4- Ponto crítico de colapso: com colapso ambiental inevitável, é necessário criar ambientes artificias, pois o ambiente “natural” se tornou inóspito.

Em qual dos modelos propostos acima você gostaria de viver?

Como desenhar um futuro sustentável?

Nós, ativistas da Permacultura acreditamos que o melhor modelo de futuro, seja o primeiro modelo proposto por David Holmgren. E por isso, já começamos a desenhar o futuro em que gostaríamos de viver. Pois, Não queremos esperar o caos generalizado para começar a tomar alguma atitude.

Então, através do Design da Permacultura, conseguimos reduzir drasticamente nossos impactos.

Quando a revolução industrial chegou a seu ápice, as pessoas tinham a visão de que a natureza e a simplicidade de se viver junto dela era algo ultrapassado.

Porém, já sabemos que hoje, podemos usar os padrões naturais em nossa função trabalhando a favor da abundância da natureza.

Como podemos projetar um futuro próspero e abundante?

Para começar a projetar nosso futuro de maneira ecológica, responsável e sustentável podemos nos guiar pelos princípios da Permacultura.

Portanto, é importante entender que o velho e o atual estão nesse momento dialogando para a criação do novo. E essa conversa não precisa soar como um papo “ecochato”, onde se é fixada uma vida com sacrifício e renúncias.

Não é nada disso. Pois, através da Permacultura mostramos na prática que é possível viver uma vida mais saudável, abundante e próspera tendo nossas necessidades supridas com o impacto ambiental reduzido.

Portanto, vamos começar agora mesmo tomar atitudes mais conscientes em nosso dia-a-dia. Não seja um negacionista de crise ambiental. Ela já está acontecendo. A vantagem é que ainda temos tempo. Portanto, comece a agir agora mesmo.

Só existem benefícios ao favorecer a regeneração planetária. Mas, para reverter esse quadro, é necessário começar.

3 atitudes para você começar a projetar um futuro sustentável:

1- Repense seus hábitos: analise de onde vem os recursos que você consome para suprir suas necessidades. Moradia, alimentação, vestuário, transporte. Portanto, lembre-se que para tudo isso é necessário uma cadeia de produção.

2- Desapegue-se do velho paradigma: agora que você já sabe que o velho modelo é ultrapassado e gera prejuízos. Então, comece a caminhar na direção do novo.

3- Estude novas possibilidades: para encontrar novas maneiras de viver é essencial estudar as novas possibilidades, para ser criativo e desenhar um novo futuro.

Aprenda com o Instituto Pindorama novas possibilidades para projetar seu futuro e de sua família para que seja mais saudável e ecológico.

No vídeo abaixo, numa conversa descontraída Nilson Dias, Thaís Telles e Beto Grillo debatem sobre “Futuros Possíveis e Espaço Construído” pelo viés da Permacultura. Assista!

Aprenda mais. Confira os cursos Online do Instituto Pindorama. Clique aqui.

Nilson Dias
MBA em Gestão de Projetos pela FGV, fez a transição com apenas 25 anos de idade quando encerrou seu ciclo em uma multinacional e tornou-se fundador do Instituto Pindorama, uma organização sem fins lucrativos que promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida que já auxiliou centenas de pessoas a realizarem seus sonhos.

Related Articles

Siga o Instituto Pindorama

323,771FãsCurtir
154,000SeguidoresSeguir
86,300InscritosInscrever
spot_img

Relacionados