25.4 C
Rio de Janeiro
domingo, 27 novembro, 2022
spot_img

Permacultura social formando novos olhares

Utilizando dos princípios éticos da Permacultura, que tem como finalidade Cuidar da terra, Cuidar das pessoas, Partilhar os excedentes podemos dentro desses conceitos trabalhar com a proposta de unir projetos em comunidades à Permacultura Social.

A Permacultura abriga um vasto campo de conscientização de habilidades e hábitos que podem ser transformados para que possamos conquistar comunidades mais unidas e fortes.

Portanto, a Permacultura tem sido uma importantíssima ferramenta de transformação na vida de pessoas em condições de vulnerabilidade social.

Permacultura Social na periferia

Você já andou em uma periferia? Já viu como são descartados os resíduos? Você sabe a composição da cesta básica? O que quero dizer com isso? Primeiro que os resíduos são descartados na beira das ruas, onde os cachorros mexem, derramam tudo, e, se torna um grande atrativos para ratos e baratas!

Em segundo, a alimentação, tem sua base maior no açúcar! Com isso, através da permacultura, ajudamos a aumentar o nível de consciência, tanto do gerenciamento dos resíduos, orientando a prática da compostagem, e também alimentação consciente, através do cultivo dos alimentos em hortas comunitárias, promovendo assim uma melhora nas condições humanas, e também, desafogando sistemas públicos.

Leia mais: Como iniciar projeto de horta comunitária urbana

Conheça o projeto Compostonautas

Hoje, felizmente, o número de projetos sociais aumentou muito, graças a uma boa parte da população, que percebeu, que ter um bom salário ou uma boa casa, poder frequentar bons restaurantes, ter sua fazenda, seu sítio, e até viver a permacultura, não é o suficiente para ter alegria e sucesso na trajetória.

Observou-se que, se seu vizinho, comunidade, e até pais, estão passando por situações delicadas, onde a miséria moral, material, afetiva, e educacional reinam, isso, em algum grau e momento, vai causar uma ressonância em suas vidas, comprometendo assim, a qualidade das mesmas.

Nesse sentido, surgiu o projeto compostonautas, para acrescentar conteúdo e habilidades em projetos sociais já existentes em periferias, introduzindo a permacultura, tendo a compostagem como porta de entrada para esse mundo.

Conheça o Projeto Compostonautas

Como isso funciona? Procuramos projetos já solidificados dentro de uma comunidade, que tenha de preferência atividades diárias com a população, aproveitamos toda a conexão que esses projetos já possuem com as pessoas locais, e, através do trabalho que já tem sido feito, acrescentamos na grade curricular dos projetos oficinas de permacultura, ou fazemos também, trabalhos extracurriculares como o de compostagem domiciliar com as famílias cadastradas e efetivas nos projetos, e, também hortas comunitárias quando possível.

É preciso que cada vez mais pessoas estudem permacultura, apliquem permacultura, e passem a diante, pois esses conhecimentos, podem transformar condições humanas!

Aproveite para ler: 3 motivos para não chamar Resíduo Orgânico de lixo

Artigos Relacionados

Siga o Instituto Pindorama

325,429FãsCurtir
217,000SeguidoresSeguir
144,000InscritosInscrever
spot_img

Relacionados